Nova resenha de Devoy!

Olha gente, mais uma resenha de Devoy!

Devoy: Kassan Livro 1

Em um mundo onde os indivíduos são divididos em classes sociais de acordo com os poderes que desenvolvem, Celebriant Devoy tinha tudo. Possuidora de não um, mas dois poderes principais, incluindo o destrutivo Kassan, ela chama a atenção de pessoas poderosas e atrai ainda mais prestígio a sua família. Este é o ponto de partida de Devoy: Kassan,  livro de estréia da escritora Paula Vendramini, lançado em abril pela Modo Editora.

Não tenho o hábito de escrever resenhas, então tenham paciência comigo. Em geral são coisas diferentes que eu penso quando pego um livros em mãos. Não costumo julgar a história pela capa, mas se nós considerarmos a leitura como uma experiência, não hácomo não considerar certas coisas. A primeira dela, claro, é apresentação, já que um livro mal impresso pode estragar a experiência, mesmo que a história seja fantástica.
A capa é interessante, mas discreta. Gostei do detalhe das escamas da cobra na contracapa. Com tantas referências à cobra na arte do livro, fiquei esperando encontrá-la na história, mas logo descobri que a serpente era metafórica.
Adorei o projeto gráfico do livro. Deixou a leitura muito agradável e rápida. Terminei no dia seguinte ao que comecei. E foi aí que eu fiquei surpresa com a qualidade da encadernação. Eu sou gato escaldado com livros que se desmancham quando se lê. Minha surpresa, levantando os polegares para a Modo, é que eu terminei de ler o livro e ele continuava parecendo intocado. Normalmente, eu costumo notar que com algumas editoras o livro realmente apresenta que foi lido, lombadas ficam marcadas e páginas ficam mais separadas. Este é um livro curto, 177 páginas, então é mais fácil de a lombada não ficar marcada, mas eu esperava pelo menos uma marca quando eu chegasse no meio da história. Nada disso. Se eu quisesse revender esse livro agora, poderia vendê-lo como se fosse novo.
Bom, mas chega de falar dos aspectos físicos do livro. Quem comprar vai entender do que eu estou falando. Vamos ao conteúdo.
Peço desculpas agora a quem estiver esperando uma resenha dizendo “Gostei de tal coisa e não gostei de tal coisa”, ou “isso é suuuuper”. Eu não funciono assim. Eu gosto da experiência da leitura, sentir o cheiro do livro e analisar a história. Só que a minha análise é diferente. Vocês vão entender.
Quando eu estava falando do projeto gráfico e das cobras, eu mencionei que a serpenteé uma metáfora. É uma metáfora para o Kassan, que Celebriant sente como sendo uma serpente percorrendo-lhe os braços ao usar tal poder, até chegar ao ponto em que o poder se torna para ela reais serpentes de fogo. Acho interessante a referência a estes répteis, especialmente porque transmite a sensação de algo não apenas difícil de ser controlado, mas também a natureza traiçoeira atribuída a eles. Dizem que o poder corrompe e Celebriant quase se perde para ele.
A trajetória de Celebriant é sobre crescer. De filha relegada, ela passa ao centro das atenções quando seu poder se desenvolve. Isso gera ciúmes por parte de uma das irmãs e Celebriant não consegue lidar exatamente com isso. Por um lado, ela tem o que sempre quis, que é a atenção de seus pais. Por outro, essa atenção se volta contra ela. Existe um claro dilema que Celebriant deve enfrentar no decorrer da história, que ébasicamente a luta entre o bem e o mal dentro dela própria, a indecisão entre honrar sua família ou a sua consciência.
Devoy é uma narrativa centrada em seus personagens. É uma leitura leve e prazerosa. Celebriant inspira empatia ao leitor e é satisfatório acompanhar seu crescimento. Éfácil se identificar com a personagem e entender suas ações e reações.
É uma leitura que de deixa com um gostinho de quero mais e esperando pela sequência. Eu recomendo!
E se você quiser comprar, clique aqui.
Feita pela Renata do Blog: Eu e as Meninas!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s