10 anos de Kassan!

Nos dias 27 e 28 de Abril de 2012 aconteceu a 1ª Odisseia de Literatura Fantástica no Brasil, em Porto Alegre, e foi o evento escolhido por muitos criadores de mundos fantástico para trazerem à luz suas histórias.

Entre eles estavam Lhaisa Andria, Paula Vendramini e Tâni Falabello, com seus livros “Almakia – A vilashi e os Dragões”, “Devoy – Kassan” e “Rosa Imortal – Um novo florecer”. Nenhuma das três, naquela época, imaginariam que depois de 10 anos estariam juntas liderando uma editora de livros de fantasia, a Lumus Editora.

Lhaisa Andria cresceu em Foz do Iguaçu e desde antes de publicar já era ativa em eventos culturais, principalmente os ligados à literatura do gênero que escolheu para a sua carreira: a fantástica. Na escola, ainda aqui na cidade, conheceu Paula Vendramini, com quem começou a brincadeira de escrever histórias através das fanfics de Harry Potter. Mesmo depois de a Paula ter se mudado para Curitiba, a comunicação e a parceria de criação continuou, até chegar ao ponto de as duas iniciarem a empreitada nos escritos autorais. Seus originais foram aceitos pela Modo Editora e então publicados em uma edição impressa, lançadas oficialmente na Odisseia de Literatura Fantástica. Foi nesse evento que conheceram a Tâni Falabello, também de Curitiba (que também estava lançando seu primeiro livro, na ocasião publicado pela Editora Literata)  e iniciaram uma parceria para a participação em eventos, já que as três eram novatas no mundo literário nacional.

A parceria evoluiu, com participação em outros eventos, palestras em escolas, entrevistas em programas de rádio e TV, e a grande empreitada de morarem juntas durante as semanas das Bienais do Livro para poderem se ajudar na divulgação dos seus trabalhos. Foi na Bienal de 2015 que surgiu a proposta da Modo para que Lhaisa e Paula criassem um selo de livros de fantasia na editora, e elas convidaram a Tâni para (finalmente) fazer parte do selo oficialmente. No decorrer dos anos, até o encerramento das atividades da MODO Editora, o Selo permaneceu atuante com o seu trabalho, e que permitiu que a equipe virasse mais uma página dessa saga. Em 2021, as três, juntamente com o Alexandre Kalfeld, escritor de Santa de Terezinha de Itaipu, se uniram e fizeram surgir a Lumus Editora, apostando nos 10 anos de conhecimento adquirido no mundo editorial por seus sócios.

O verdadeiro trabalho de um escritor atuante no Brasil começa depois da publicação, uma vez que ter o seu original aceito por uma editora é apenas um dos obstáculos a ser superado. Todos esses 10 anos foram uma escola para as escritoras, que cresceram também como profissionais dos livros, buscando especializações e expandindo as divisas de seus mundos fantásticos para agregarem conhecimentos, descobertas e novos desafios a serem enfrentados.

Durante essa semana, as autoras divulgarão em seus sites e redes sociais novidades há muito aguardadas por seus leitores. E, a primeira delas já será revelada aqui:
TODOS OS EBOOKS DOS LIVROS 1 DAS SÉRIES ESTÃO DE GRAÇA NA AMAZON!

Almakia – A vilashi e os Dragões

Devoy – Kassan

Rosa Imortal – Um novo Florescer

Corre garantir os seus porque essa promoção será só de amanhã até domingo!

E você nos pergunta, “mas e as edições comemorativas, vão sair ou não?!”. Vão sim, elas nos garantem! É só aguardar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s